Resumo livro maquiavel
Pág. 45. “Aqueles que desejam conquistar a graça de um príncipe costumam obsequia-lo o mais das vezes com o que possuem de mais valioso ou que possa deleitá-lo de modo especial; por isso os príncipes são frequentemente presenteados com cavalos, armas tecidos de ouro, pedras preciosas e ornamentos desse gênero, todos dignos de sua grandeza. Desejando por meu turno oferecer-me a vossa Magnificiênci com um testemunho da servidão que lhe devoto, não encontrei entre os bens que me são mais caros, ou tanto estime, senão o entendimento por mim das ações dos grandes homens, aprendido por mim numa longa experiência das vicissitudes modernas e no estudo continuo das antigas: as quais, tendo eu com grande diligência examinando e cogitando demoradamente, agora eu as condenso neste breve volume, que envio a vossa Magnificência.”
Pág. 46. “... assim como os desenhistas de paisagem se põem num nível baixo a fim de discernir a natureza dos montes e dos lugares altos, e no topo dos montes para observar as zonas baixas, do mesmo modo, para bem conhecer a natureza dos povos, é preciso ser príncipe, e , para conhecer bem a dos príncipes, é necessário pertencer ao povo.”
I Dos principados
“Todos os Estados, todos os domínios que tiveram e têm poder sobre os homens e são republicas ou principados. E os principados são: ou hereditários, nos quais o sangue de seu senhor tenha reinado por longo tempo, ou novos.”
II Dos principados hereditários
Pág. 48. “Digo, pois, que nos Estados Herdados e sujeitos ao sangue de seus príncipes as dificuldades sem mantê-los são bem menores que nos Estados novos, porque bsta não preterir a ordem sucessória da estirpe e contemporizar com os imprevistos, de modo, que se tal príncipe for dotado de um engenho mediano, sempre se manterá no poder, a menos que uma força desmedida e excessiva o prive dele; e , uma vez privado de seu Estado, ao primeiro revés sofrido pelo usurpador, logo o reconquistará.”
III Dos