ATPS - Ética e Filosofia
ÉTICA E FILOSOFIA
DIREITO
Vanessa dos Santos
RA: 1188401219
Leme
17/09/2012.
A vida é um bem absoluto, acompanhada de dignidade, respeito e liberdade onde devemos preserva-la em todos os aspectos, materiais, sociais, psicológicos e morais, pois, esse é o fundamento da existência humana. É um direito inato, adquirido no nascimento, sendo intransmissível, irrenunciável e indisponível.
A palavra vida é conceituada no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa sob diferentes aspectos que no caso iremos abordar somente o que interessa nesse instante: “... o período de um ser vivo é compreendido entre o nascimento e a morte; existência... motivação que ainda anima a existência de um ser vivo, que lhe dá entusiasmo ou prazer; alma, espírito...o conjunto de acontecimentos mais relevantes na existência de alguém; meio de subsistência ou sustento necessário para manter a vida...” p. 2858.
Em minha pesquisa tive a oportunidade de conversar com um médico sobre o caso e a posição dele sobre o tema, que segue da seguinte forma:
“Bom esse é um assunto muito discutido na área médica. Primeiro porque existem muitas divergências no conceito de VIDA: consideramos vida numa criança que não contém o órgão que gera o pensamento, que gera as atitudes, que gera a motricidade do corpo? Além disso, temos a questão religiosa envolvida, a Igreja contra indica o aborto em toda sua extensão e situação! Sabemos que são crianças que tem um prognóstico péssimo, temos poucos relatos de caso de crianças com anencefalia que sobrevivem por mais de um ano. Existe um desgaste familiar e um stress psicológico muito grande diante dessa situação!
Porém acho que cada caso é um caso. Precisamos valorizar os conceitos culturais que CADA família tem. Explicar os riscos, o prognóstico e tomarmos uma decisão em conjunto com a família!
Cabe ressaltar que também é uma gestação de risco para a própria mãe, uma vez que esse feto não tem a capacidade de