ATPS O som do cora o
GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
TRABALHO DE PESQUISA
ATPS – Processos Psicológicos Básicos I – Etapa 4
Trabalho de pesquisa apresentado para avaliação de 2º bimestre da disciplina de Processos Psicológicos Básicos I, sob orientação do Profª. Lauro Take Tomo Veloso.
Submetido para avaliação por:
Afonso Paiva Testa 6814008192
Camila Letícia Filipini Pontes 6848496382
Daniela Reimberg Nobrega Martins 6621355814
Edson Barbosa Fidalgo 6803384364
Marcelle Jungers Portugal 6842475662
Patricia Aline Jungers Portugal 6842475631
São José dos Campos – SP
2013
Conclusão
Temos por objetivo, realizar uma correlação entre o filme “O som do coração” e as questões que envolvem o TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade).
Vivemos cercados de objetos, sons e imagens, é preciso estar atento para processar tantas informações, alguns não conseguem, se atrapalham, são desatentos e impulsivos, neste caso, esses indivíduos são portadores de TDAH.
Analisando o filme, pudemos relacionar características típicas deste transtorno em August, um garoto inteligente, que herdou habilidades e gosto musical dos pais, porém, têm dificuldades em separar a fantasia da realidade, exercendo uma característica marcante deste transtorno, parecendo estar no “mundo da lua”.
A música tem muita importância na vida de August, ele tem sensibilidade para senti-la, descrevendo poder ouvir em qualquer lugar; no vento, no ar, na luz, afirmando que está ao nosso redor.
Uma cena que observamos bem esta questão é o momento em que o garoto chega à cidade, ao ouvir o som dos carros, buzinas, sinos, vento, pássaros, ele faz da união dos sons, um momento mágico, dando a impressão de poder possuí-las em uma única melodia, na emoção deste momento, ele perde o contato do assistente social, que para ele, era de extrema importância e por pouco não é atropelado. A desatenção toma conta do seu “eu”, fruto do desequilíbrio de fatores internos do sujeito, no seu