atps willian
01- Quais as principais características do transporte aquaviário de cargas?
O transporte aquaviário de cargas se difere do rodoviário e do ferroviário pela sua própria natureza ,tendo em vista o grande volume coberto pela água no planeta , o que aumenta as chances de se deslocar pela via marítima. Se destaca por se tratar de um modal com o custo intermediário, que se exige menor esforço, é um sistema de transporte adequado a grandes volumes, deslocando-se por grandes distâncias em nossas hidrovias.
O transporte aquaviário é indicado para grandes distâncias, tendo como características, grande capacidade de carga, cargas de grandes tamanhos, baixo custo de transportes para grandes distâncias e transporte de diversos tipos de cargas, possibilidade de tráfego por 24 horas pelas rotas marítimas.
Em nossas hidrovias, os grãos, farelos agrícolas e calcário são as cargas mais importantes, além do combustível transportado pela Petrobrás e distribuidoras.
02- Explique como funciona a multimodadlidade aplicada ao transporte aquaviário.
Iniciando pela produção de um produto .É feita a coleta do produto, por meio rodoviário ou ferroviário, através de caminhões ou vagões, que leva ao porto de origem,realizando o descarregamento do produto, a armazenagem e o embarque do navio ou comboio fluvial, através de contêineres, sendo levado até o destino.
Chegando ao destino é realizado o desembarque do navio ou comboio fluvial, sendo descarregado com a ajuda de máquinas específicas, passando novamente pela armazenagem no porto , onde são colocados em caminhões ou vagões para serem distribuídos ao seu destino final.
Considerando que para cada cadeia de transporte existem equipamentos, operações e treinamentos específicos.
03- Em que consiste a chamada quebra da cadeia de transporte?
Consiste em transportar mercadorias de um modal para o outro, que tem características de concepção, tração, capacidade e disposição completamente diferentes.