atps tranferencia de calor
Daniel Silva Ferreira 3770737293
William Wesley
Introdução
Este documento tem como objetivo apresentar o estudo realizado para a elaboração das Atividades Práticas Supervisionadas pertinentes a matéria de Transferência de Calor, abordando os conceitos básicos dos mecanismos de transferência de calor e suas propriedades térmicas da matéria em específico, isolantes térmicos. Observando as vantagens e desvantagem dos isolantes térmicos estudados.
Conceitos
É o processo de propagação de calor no qual a energia térmica é transmitida de partícula para partícula do meio, sempre do ponto de maior temperatura para o ponto de menor temperatura. O calor pode ser transmitido, transferido ou propagado por três tipos de processos:
Processos
Condução
Convecção Radiação
MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR
O estudo de transferência de calor consiste em analisar os efeitos da transmissão de energia em forma de calor, dentre os efeitos ressalta-se a variação da taxa temporal de transmissão de calor, variável não considerada na Termodinâmica. Existem três mecanismos conhecidos para transferência de calor: condução, convecção e radiação; conforme é possível ser analisado através das Figuras descrito abaixo.
Figura 01: Condução Através de um Sólido ou Fluído Estacionário.
Figura02: Convecção de uma Superfície para um Fluído em Movimento.
Figura03: Troca Líquida de Calor por Radiação entre duas Superfícies.
CONDUÇÃO A CONDUÇÃO Ocorre dentro de uma substância ou entre substâncias que estão em contato físico direto. Na condução a energia cinética dos átomos e das moléculas isto é chamado de calor, é transferida por colisões entre átomos e moléculas vizinhas, o calor flui das temperaturas mais altas moléculas com maior energia cinética para as temperaturas mais baixas moléculas com menor energia cinética. A