Atps - trabalhos feitos
Segundo a IFAC (International Federation of Accounts), o atual estágio da Contabilidade Gerencial concentra-se no processo de criação de valor através do uso efetivo dos recursos empresariais.
Com isso, o papel da Contabilidade no processo de criação e valor tem dois pontos extremamente importantes: o primeiro é o valor dos produtos finais, que é o valor que foi criado ou agregado pelo processo de produção, e o segundo, o custo de oportunidade do capital, que possibilita a mensuração do valor econômico adicionado.
Sendo assim, a Contabilidade Gerencial tem essa função devido ela ser responsável por utilizar todos os recursos que a empresa oferece para a produção de determinado produto, visando ver o que é melhor e o que sai mais barato para a empresa, desde o planejamento ao orçamento de produtos, o custo (de produtos, não de obra e etc), o tempo de duração da produção até que chegue a conclusão final do produto.
AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A CONTABILIDADE GERENCIAL E A CONTABILIDADE FINANCEIRA
Nos meios acadêmicos, muito se é discutido sobre o que seria a Contabilidade Gerencial.
Há os que defendem sua existência como um ramo da Contabilidade e outros que acreditam existir apenas quando partir de ações que a tornem concreta.
O primeiro objetivo da Contabilidade Gerencia é produzir informações qualificadas á fim de auxiliar no processo de tomada de decisão e o seu enfoque deve estar no futuro, e é através dele que as informações devem ser processadas e as decisões tomadas.
Segundo Iudícibus, a Contabilidade Gerencial esta limitada a determinada situação, momento ou empresa, apesar de englobar todo o universo de procedimentos, técnicas e relatórios contábeis, pois afirma que os mesmos são elaborados “sob medida” para que a administração os utilize na tomada de decisões entre alternativas conflitantes.
Segundo a Associação Nacional dos Contadores dos Estados Unidos, a definição limita-se no