ATPS FARMACOLOGIA Trabalhos Feitos
FARMÁCIA
Atividade prática supervisionada (ATPS)
Título: ANTIBIOTICOS:
Disciplina: Farmacologia II
Responsável: Profa.
OSASCO
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
Nomes/ RA
Atividade prática supervisionada (ATPS)
Título: ANTIBIOTICOS
OSASCO
2014
Sumário
Introdução
B-lactâmicos
Primeira classe de antibióticos a ser descoberta e a ser usada com sucesso. É exemplificada por: penicilina G (benzilpenicilina), penicilina V, ampicilina, amoxicilina, oxacilina, carbenicilina.
Mecanismo de Ação
Estes antibióticos possuem um anel B-lactâmico (anel ativo) em sua estrutura química, que interfere com a síntese do peptidioglicano da parede celular bacteriana. Após a sua fixação em sítios de ligação na bactéria, os antibióticos B-lactâmicos inibem a enzima de transpeptidação que forma ligações cruzadas das cadeias peptídicas ligadas ao arcabouço do peptidioglicano.
O evento bactericida final consiste na ativação do sistema autolítico na parede celular, levando à lise da bactéria e posterior morte.
MACROLÍDEOS
Os macrolídeos são antibióticos que se caracterizam pela presença de um anel lactâmico, mas não beta- lactâmico. São pertencentes a esse grupo a eritromicina, claritromicina, azitromicina e roxitromicina.
Atuam contra gram-positivos, gram-negativos e anaeróbios. Por apresentar concentração intracelular em várias células, como polimorfonucleares e macrófagos, podem tratar infecções provocadas por patógenos intracelulares.
Qual seu mecanismo de ação?
Todos os macrolídeos têm mecanismo de ação semelhante, com atividade bacteriostática pela inibição da síntese proteica bacteriana. Ligam-se à porção 50S do ribossomo e inibem a síntese proteica. Podem atuar como bacteriostáticos e bactericidas, de acordo com sua concentração, densidade populacional bacteriana e a fase de crescimento. Costumam apresentar maior ativid ade em pH alcalino