ATPS TICA QUASE DEUSES
ATPS ÉTICA
Vivian Aparecida de Oliveira RA 090453042
Resenha: Filme Quase Deuses
São Bernardo do Campo
2013
O filme trata da história real de Vivien Thomas que sempre sonhava em ser médico, porém afetado com grandes preconceitos nos EUA. Após conseguir um emprego na clínica Vanderbilt como faxineiro, começou a estudar experimentos feitos pelo Dr. Alfred Blalock, logo passou a ser seu auxiliar. Fez importantes descobertas na medicina com o Dr. Blalock, que resultou na primeira cirurgia cardíaca, apesar de sua genialidade não conseguiu cursar medicina por ser negro.
São perceptíveis no filme marcas de preconceito contra mulher, visíveis em dois momentos: não reconhecimento dos trabalhos da Dra. Helen Taussig, que só foram desenvolvidos a partir do momento em que o Dr. Blalock os assume de fato e numa segunda ocasião, quando a esposa de Vivien tem permissão negada pelo seu marido para exercer uma atividade remunerada fora do convívio familiar.
Ainda que Vivien tenha demonstrado, na prática, ser um bom profissional, as suas ideias são sempre tidas como secundárias.
Vivien Thomas teve grande influência no desenvolvimento da cirurgia cardíaca, porém teve seu reconhecimento tardio neste processo. A sociedade da época não aceitava negros no exercício de determinadas funções, dificultando a valorização de Thomas. Há questionamentos quanto à posição do Dr. Alfred Blalock que se utilizoui de relatórios feitos por Vivien durante as experimentações práticas das análises feitas em laboratório para a criação do procedimento cirúrgico sem dar a ele os créditos devido pela pesquisa. Talvez não tenha agido com a intenção de prejudicar o ajudante (Vivien), mas o fato que ele poderia ter mencionado seu nome e relatato sua vital importância no projetado e talvez começado a mudar a mentalidade das pessoas quanto ao preconceito.