Prova 1 Ano
Disciplina: Filosofia Data: 23/07/2014 Valor: 12
Aluno:________________________________nº______Ano/turma______
QUESTÃO 01 – Podemos DEFINIR o empirismo como a concepção filosófica que:
(A) desvaloriza o conhecimento sensível, especialmente os sentidos externos, e atribui às ideias todo o valor do conhecimento.
(B) afirma que todo conhecimento começa com a experiência, mas que a experiência sozinha não nos dá o conhecimento.
(C) vê o conhecimento proveniente dos sentidos, o que significa que ele tem origem na experiência e nas sensações.
(D) baseia-se nos princípios da busca da certeza e da demonstração, sustentados por um conhecimento a priori, ou seja, a razão.
(E) afirma que o conhecimento inclui a existência de ideias inatas, ou seja, que existiriam no homem antes de qualquer experiência.
QUESTÃO 02 – O que significa a palavra empirismo? Qual é a fonte de conhecimento segundo a corrente filosófica empirista? Qual é a defesa da corrente filosófica empirista?
QUESTÃO 03 – De acordo com a ideia central da teoria do conhecimento, destacaram-se basicamente duas correntes filosóficas; Indique-as:
QUESTÃO 04 – “Segundo os racionalistas, a experiência sensorial é uma fonte permanente de erros e confusões sobre a complexa realidade do mundo. Somente a razão humana, pode atingir o conhecimento verdadeiro.” Você concorda? Justifique sua resposta.
QUESTÃO 05 – Explique o significado do termo racionalismo. Qual é a fonte de conhecimento segundo a corrente filosófica racionalista? Ao que a doutrina racionalista atribui o conhecimento?
QUESTÃO 06 – Qual é a crítica da corrente racionalista à corrente empirista?
QUESTÃO 07 – –“A palavra empirismo tem sua origem no grego empeiria, que significa ‘experiência’. As teorias empiristas defendem a tese de que todas as nossas ideias são provenientes da experiência e, em última instância, de nossas percepções sensoriais (visão, tato, paladar, olfato).” Esta afirmação está correta?