ATPS TERMODINAMICA
UNIAN SP – SANTO ANDRÉ
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
TERMODINAMICA E SISTEMAS TERMICOS
Professor
Santo André
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO
UNIAN SP – SANTO ANDRÉ
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
TERMODINAMICA E SISTEMAS TERMICOS
ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas apresentadas pelo aluno ao Curso de Engenharia de Produção da Universidade Anhanguera de São Paulo ao Professor.
Santo André
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 APRESENTAÇÃO DO DESAFIO 3
3 DESCRIÇÃO DAS ETAPAS 4
4 MOTORES STIRLING: energia limpa e sustentável 4
5 REALIZAÇÃO DAS ETAPAS DO TRABALHO 5
6 CONCLUSÃO 13
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
8 ANEXOS 15
1 – INTRODUÇÃO
Este relatório apresenta o desenvolvimento da atividade prática supervisionada, designada pelo professor de termodinâmica e sistemas térmicos, no curso de engenharia de produção e tem como objetivo principal desenvolver as habilidades adquiridas durante a disciplina.
2 - APRESENTAÇÃO DO DESAFIO (Retirado da ATPS)
2.1 - DESAFIO
O estudo de máquinas térmicas constitui um dos pilares da termodinâmica, devido à sua grande importância prática, como por exemplo, no desenvolvimento de turbinas e motores, dos mais variados tipos.
Teoricamente, o motor Stirling é uma máquina térmica o mais eficiente possível.
Alguns protótipos construídos pela empresa holandesa Phillips nos anos 1950 e 1960 chegaram a índices de 45%, superando facilmente os motores a gasolina, diesel e as máquinas a vapor (eficiência entre 20% e 30%). Este tipo de motor funciona com um ciclo termodinâmico composto de 4 fases e executado em 2 tempos do pistão: compressão isotérmica (=temperatura constante), aquecimento isocórico (=volume constante), expansão isotérmica e arrefecimento isocórico. Este é o ciclo idealizado (válido para gases perfeitos), que diverge do ciclo real medido por instrumentos. Não obstante,