8810revis O Final 8a
4464 palavras
18 páginas
Questão 01) Analise o seguinte comentário: “Por mais longe que se remonte aos primórdios da civilização do Nilo egípcio... a imagem feminina traduz o amor, a fecundidade ou a solicitude, ou seja, a amante, a mãe, a carpideira (ou “enlutada”), a que provoca o desejo, que dá a vida ou vela o morto que parte para sua eternidade”.
Fonte: NOBLECOURT, Christiane Desroches. A Mulher no Tempo dos Faraós. Trad. Tânia Pellegrini.
Campinas: Papirus, 1994, p. 201.
Uma vez que a opinião expressa nesta afirmação se refere à situação da mulher na sociedade egípcia, é correto afirmar que:
a) a veneração pela figura feminina encontra-se expressa tanto nas manifestações artísticas quanto nos relatos literários
b) o espaço social, a ela reservado, garantindo-lhe total independência, resulta de uma imposição jurídica, elaborada pelo Faraó Amenófis IV
c) as sociedades egípcia e hebraica, em virtude da forte influência da ética religiosa, concediam à mulher uma posição idêntica a do homem
d) o respeito à mulher e à igualdade de direitos, que lhe eram concedidos, resultou da influência da cultura grega na sociedade egípcia
Questão 02)
As sociedades orientais da Antiguidade, especialmente a egípcia e a mesopotâmia, desenvolveram-se em regiões, semi-áridas, que necessitavam de grandes obras hidráulicas para o cultivo agrícola.
Nessas sociedades,
a) desenvolveu-se o modo de produção escravista intimamente relacionado ao caráter bélico e expansionista desses povos.
b) o Estado constituía o principal instrumento de poder das camadas populares, assegurando e ampliando seu domínio sobre os outros grupos.
c) a superação das comunidades levou ao surgimento da propriedade privada e, conseqüentemente, à utilização da mão-de-obra escrava.
d) predominava a servidão coletiva, onde o individuo explorava a terra como membro da comunidade e servia ao estado, proprietário absoluto dessa terra.
e) a produção de excedentes, necessária a intensificação das trocas comerciais e pala o progresso