ATPS Teorias Da Administra O 1
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Curso Superior: Administração
Polo: FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA
DISCIPLINA TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
PRODUÇÃO ACADÊMICA NO FORMATO DE ARTIGO TÉCNICO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA SOB A ORIENTAÇÃO DAS PROFESSORAS EAD, TUTOR PRESENCIAL ROSE SOARES, E PROFESSORA TUTOR À DISTÂNCIA RAQUEL MARIO.
Semestre 2º
Piracicaba/SP
Outubro / 2013
SUMÁRIO
ETAPA 1 pg 3-9
ETAPA 2 pg 9-12
ETAPA 3 pg 13-15
ETAPA 4 pg 16-22
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS pg 22-23
ETAPA 1
INTRODUÇÃO
A administração é uma ciência social aplicada, fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social. As teorias da administração podem ser divididas em várias correntes ou abordagens. Cada abordagem representa uma maneira específica de encarar a tarefa e as características do Trabalho de administração. A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa.
DESENVOLVIMENTO
A historia da riqueza do homem
A formação da riqueza ao longo da história ocorreu por diversas influências socioeconômicas. Na estrutura político e social do período medieval os meios de produção eram totalmente baseados no que vinha da terra, sendo