A

466 palavras 2 páginas
Ex-Reclusos

Trabalho realizado por:
- Cláudia Leite
- Carolina Leite
- Rita Pinho
Professor: Francisco Pereira
Disciplina: Area de Integração
Ano letivo:2014/2015

Introdução
No âmbito da disciplina de Área de integração o professor Francisco Pereira pediu para realizar em grupo um trabalho cujo o tema é “Ex –Reclusos”.
O que é uma prisão?
Actualmente o conceito de prisão revela uma vertente da reinserção social, que não se baseia somente em proteger a sociedade daqueles que cometeram actos contra a mesma, assim o tempo de reclusão funciona também como um tempo de reeducação. As prisões organizam-se de forma a conciliar esses dois objectivos, por um lado a protecção da sociedade e punição de quem cometeu actos delinquentes de acordo com as leis em vigor, por outro lado, trabalhar a reeducação dos reclusos com vista a sua reinserção, nomeadamente através do serviço social e do trabalho dos técnicos de Educação Social, bem como a cooperação com outras instituições.

Ex-Reclusos
Actualmente, a sociedade tem vindo a interessar-se pela problemática da reclusão, o que se tem observado através da produção de estudos, debates, projectos de intervenção social, o que têm contribuído para uma maior abertura do sistema prisional português. Em Portugal a reclusão é um problema social, no sentido em que afecta não só os indivíduos em cumprimento de pena , como também afecta as suas famílias e a sociedade em geral.

Uma das muitas conclusões que se tem registado, através de estudos feitos, consiste na teoria que o tempo em que uma pessoa se encontra em situação de reclusão é proporcional à perda de laços com a sociedade. Durante o tempo de reclusão, estes são sujeitos a várias actividades que vão contribuir para uma mais fácil reinserção na sociedade (um melhor acesso ao emprego, aos sistema de saúde, entre outros). De forma a promover a reinserção social completa dos reclusos quando regressam à sociedade, há que ter em conta um factor muito importante, o trabalho

Relacionados