Atps Teoria Geral do Estado
E para que o jurista tenha conhecimento dos fenômenos do Estado desde sua origem, sendo o ponto de partida ou a condição preliminar do sistema do Direito Público e constitucional, que também estuda os aspecto jurídico e sociológico e histórico ou seja a ciência pratica dos fins do Estado.
2) Por que é importante para o jurista o conhecimento das instituições e da sociedade contemporânea?
Para que o jurista possa através dos problemas contemporâneo possa ter uma noção e aplicar os ordamentos de uma maneira correta na atualidade, possa também ter uma base hoje de aze-los conhecer sem os problemas da sociedade moderna com lições escritas passadas já que base do Direito Objetivo tem muito haver com o Direito da idade contemporânea.
3) Que outros nomes designam, também, a teoria geral do Estado?
Designam como doutrina do Estado, teoria do Estado ou Direito constitucional I.
4) Quais as principais características da Teoria Geral do Estado?
O estudo o Estado de Direito como um fenômeno da história político como uma disciplina.
5) Por que é a Teoria Geral do Estado uma disciplina especulativa, e não prática?
Porque estuda uma disciplina em síntese porque não fica no conhecimento jurídico parte também para outras áreas, como ciência política, filosofia, história etc.
6) Por que é a Teoria Geral do Estado uma disciplina de síntese?
Porque ela sistematiza o conhecimento jurídico, filosófico, antropológico, econômico, políticos etc. Conhecendo-o como fato e uma ordem com fins para buscar eficácia da justiça.
7) Qual a origem da Teoria Geral do Estado?
Surge no século XIX, pode se dizer que está atrelado a obra bem mais antiga até que o próprio Estado. Como as obras a República e as Leis de Platão, política de Aristóteles , de República, de Legibus e de Cícero.
8) Os autores medievais não se preocuparam com a formulação de uma Teoria Geral do Estado?
Porque Santo Tomas de Aquino e Santo Agostinho