ATPS TEORIA GERAL DE SISTEMAS
1.1 Introdução
Nessa primeira etapa da ATPS de Teoria Geral de Sistemas será tratado o entendimento de alguns conceitos e suas diferenças, que são fundamentais no momento da definição, implementação ou mesmo utilização de um sistema de informações. Isso possibilitará o esclarecimento sobre qual o nosso verdadeiro papel e de quais informações podemos depender.
1.2 Conceitos de Dados
Dados são conjuntos de registros qualitativos ou quantitativos conhecidos, que organizado, agrupado, categorizado e padronizado adequadamente transforma-se em informação.Importantelevar em consideração que o dado não tem sentido por si só, mas apenas quando usado na tomada de decisão ou na realização de cálculos a partir de um processamento adequado e tendo em linha o respectivo contexto. Em geral, o dado é uma representação simbólica ou um atributo de uma entidade.
No campo das humanidades, os dados consideram-se como uma expressão mínima de conteúdo relativamente a um tema. O conjunto dos dados relacionados entre si constitui uma informação.Para a informática, os dados são expressões gerais que descrevem características das entidades sobre as quais operam os algoritmos.
1.3 Conceitos de Informações
A informação é um conjunto organizado de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado fenômeno ou evento. A informação permite resolver problemas e tomar decisões, tendo em conta que o seu uso racional é à base do conhecimento.
Como tal, outra perspectiva indica-nos que a informação é um fenômeno que confere significado ou sentido às coisas, já que através de códigos e de conjuntos de dados, forma os modelos do pensamento humano.
Existem diversas espécies que comunicam entre si através da transmissão de informação para a sua sobrevivência, a diferença para os seres humanos reside na capacidade de criar códigos e símbolos com significados complexos, que conformam a linguagem comum para o convívio em sociedade.