ATPS TEORIA DA CONTABILIDADE
A contabilidade tem como principio fundamental a prestação de informações relacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica para tomada de decisões. Como já foi dito a contabilidade é a organização e o controle de bens e serviços que um indivíduo ou empresa possui .
Com o passar do tempo e para o melhor entendimento e resolução das equações contábeis, surgiram 2 princípios da contabilidade, a Entidade Contábil e Continuidade. Essas divisões servem como forma de esclarecimento caso haja duvidas de como agir em alguma situação o profissional devera seguir os princípios e convenções.
São princípios:
Da Objetividade;
Da Materialidade (ou Relevância);
Do Conservadorismo (ou Prudência);
Da Consistência ou Uniformidade.
Esses Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC) procuraram reunir e condensar todos os Postulados, Princípios e Convenções já existentes, tentando reunir em 7 todos aqueles que existiam e continuam a existir. De fato, num esforço de raciocínio, consegue-se identificar um Postulado transformado em Princípio ou uma Convenção considerada como Princípio ou incorporada no entendimento de outro.
Pesquisadores, Doutores e Mestres em Contabilidade costumam tecer muitas críticas a essa legislação. Entretanto, está em vigor.
Assim, de acordo com a Resolução 750 do CFC, os Princípios Fundamentais de Contabilidade são os seguintes:
1. O da Entidade
2. O da Continuidade
3. O da Oportunidade
4. O do Registro pelo Valor Original
5. O da Atualização Monetária (Revogado pela Resolução CFC 1.282/2010)
6. O da Competência
7. O da Prudência
1. Princípio da Entidade: reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciar um patrimônio particular de uma pessoa física, independentemente dos patrimônios das pessoas jurídicas individuais, do conjunto de pessoas jurídicas, sem considerar se a finalidade é ou não a obtenção