ATPS Teoria da Administraçao
Administração como Habilidade Humana
A Administração pode ser considerada uma habilidade humana simplesmente pelo fato de que todo momento estamos procurando uma forma de melhorar o sistema ou a organização onde estamos inseridos, essa necessidade teve início a séculos atrás e vivei em constante adaptação. É através da Administração que as organizações fazem uso de seus recursos com maior aproveitamento para alcançar os objetivos propostos.
Surgimento da Teoria da Administração
A administração surgiu aproximadamente há 5.000 A.C, na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução de seus problemas práticos, então surge a arte e o exercício de administração. Mais foi a partir da revolução industrial que a Teoria da Administração começou a ser formada pelos estudos em grandes empresas.
A moderna administração surgiu em resposta as duas conseqüências provocadas pela Revolução Industrial.
1 – Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração cientifica capaz de substituir empirismo e a improvisação.
2 – Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.
A teoria cientifica de Taylor surgiu com o que chamamos de “Ênfase nas tarefas” com base a divisão do trabalhador, a padronização das tarefas e a gratificação no salário. E considerado o “Pai da Administração Cientifica ” por propor a utilização de métodos cientifica cartesianos de administração a empresas seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial.
Precursores da Administração
A teoria clássica teve o seu inicio na França em 1916, tendo como fundador o francês Henri Fayol, engenheiro que se baseava em princípios e técnicas para o seu trabalho, criou os princípios gerais da administração como ciência, estes princípios são úteis para estruturar qualquer organização seja qual for seu ramo de atividade e seu