ATPS -Tecnologia e Organização da Informação
Atividade Prática Supervisionada:
Tecnologia e Organização da Informação
Faculdade Anhanguera de Tecnologia de São Bernardo
Gestão em Tecnologia da Informação
Sumário
INTRODUÇÃO
DESAFIO
Quando a Gol comprou a Varig, em 2007, a TI da companhia adquirida era um setor "totalmente secundário" e "extremamente ineficiente", segundo o vice-presidente de Planejamento e TI da Gol, Wilson Maciel Ramos.
Nossa TI recebe, hoje, cerca de 3% da receita líquida anual, aplicada em software, hardware, serviços, telecom, SaaS e investimentos", destacou Ramos.
Com tudo ajeitado entre Gol e Varig, a companhia unificada trabalha atualmente com um sistema gerencial de TI baseado em comitês de áreas técnicas - Infra-estrutura e Serviços, Arquitetura e Negócios -, geridos por um Comitê de TI, que reúne a chefia do setor, mais o presidente e vice-presidente da empresa.
Afinal, só quem entende do setor pode dar palpite. Já a decisão final sobre os investimentos cabe ao Comitê de TI, cujos executivos definem para onde vai qualquer verba da companhia", explicou Maciel Ramos.
Para 2009, por exemplo, foram aprovados e realizados investimentos em segurança da informação, com a contratação do software IBM Rational AppScan, implementado pela BSA Brasil para garantir a integridade dos dados e combater vulnerabilidades nas páginas web da empresa aérea, especialmente nos sites institucional e de vendas.
Além disso, a Gol renovou seu portal voegol.com, responsável por 70% das vendas diretas de passagens da companhia, com investimento de R$ 500 mil destinado ao SharePoint Portal Server, da Microsoft, que se tornou a plataforma de gerenciamento do site e foi implementado pela Brasoftware.
Em breve tudo será integrado.
"Será mais uma forma de agilizar nosso check in, que já é bastante moderno - somos, por exemplo, a única companhia do país a oferecer a possibilidade de check in pelo celular", finalizou o VP de TI da Gol.