ATPS Sociologia
Serviço Social
Sociologia
Sociologia
Ana Paula de Moura Oliveira - RA 6576253051
Regivânia Rodrigues de Macêdo – RA 6951471708
Lisandra Silva Vieira – RA 9978021673
Lívia Oliveira Moraes - RA 7120509134
Nadine da Silva – RA 6747350811
Professora – Cláudia Benedetti
Orientadora Presencial – Samantha Kenia Abreu
Valparaíso de Goiás, novembro de 2013
Relatório de Estudos – Direitos Humanos
Para o autor Émile Durkheim, existem dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica. Na primeira, prevalece a idéia principal do todo, do coletivo e não do indivíduo. O ser é regido pela necessidade de agradar o conjunto social e não somente seus preceitos como ser individual. Para Durkheim, a solidariedade social se daria pela consciência coletiva, pois essa seria responsável pela coesão (ligação) entre as pessoas.
Ainda segundo o autor, “quanto mais forte a consciência coletiva, maior a intensidade da solidariedade mecânica”. Uns vivendo em função dos outros, da convivência coletiva e do “viver em sociedade”.
Enquanto a solidariedade mecânica busca se assemelhar nos comportamentos e procura a harmonia social, a segunda, denominada por Durkheim de Solidariedade Orgânica, prega o individualismo, onde cada ser faz parte de um grande quebra-cabeça e busca cumprir cada um o seu papel, porém de forma individual e totalmente contraditória à primeira, onde se procura a união e interação. Na solidariedade orgânica, o ser humano divide os papéis e preza pela individualidade, onde o seu valor dentro do capitalismo social cresce se ele obtiver sua própria importância, abrindo mão do entrosamento e da união de valores e conhecimento, pois cada um quer possuir sua verdadeira identidade e um maior desenvolvimento. Disponível em: (http://www.brasilescola.com/sociologia/Emile-durkheim-os-tipos-solidariedade-social.htm) Acesso em 18 nov2013.
Podemos citar dois tipos de