Atps - sociologia
O termo Sociologia foi criado em 1838 (séc. XVIII) por Auguste Comte, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem — como a História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados.
Tendo fundamental importância para uma vida social, os direitos humanos, são considerados como tal porque sem eles o indivíduo não é capaz de se desenvolver e nem de participar plenamente da vida.
Escrito no Art. 6 da Constituição Federal de 1988, o ser humano tem direito a vida, a alimentação, a saúde, a moradia, a educação, o direito ao afeto, e a livre expressão da sexualidade constam como fundamentais.
Para o pleno exercício da cidadania é preciso garantir tais direitos para toda a sociedade, promovendo uma vida digna, em sociedade, sem discriminação de classe, cultura, religião, raça, etnia, orientação sexual é necessário o respeito e entender que ele é primordial. “Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.” (CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988). Analisando as duas declarações de Direitos Humanos e comparando-as, podemos obter uma notória visão de sua igualdade. Os direitos começam com a liberdade humana, onde são livres, independentes, e devem agir com espírito de fraternidade. Daí então, notamos que os Direitos impostos, são praticamente os mesmos ou tem a mesma finalidade, desenvolver a sociedade em