ATPS SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS
DA EDUCAÇÃO
Edna Araujo dos Santos (R.A 5570136094)
Andreia Pedroso Lopes (R.A 5568131065)
Miriã Lopes (R.A 6366131975)
Daiane Romano (R.A 5308955833)
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Sociológicos da Educação”, sob orientação do professora-tutora a Fernanda Borges.
Polo: Santo André – SP.
Santo André, Novembro de 2013
Introdução
A sociologia é uma ciência que tem como proposta pensar sobre o homem e sua interação, produzir conhecimento para pensar o processo social e como funciona esse processo social, essa construção da sociedade.
Sociedade que se faz o tempo todo e que se modifica sem parar.
Existem várias teorias que são utilizadas para tornar a sociedade melhor. De que forma como educadores podemos contribuir para educação, a educação está dentro da sociedade como um todo.
É importante entender como a sociologia passa a fazer parte da realidade da educação brasileira, tendo em vista sempre a democratização do ensino e da sociedade. O processo pelo qual se deu a construção da sociologia como ciência fundamental foi construído a partir de alguns autores como: Augusto Comte, Émile Durkheim, Kall Max, Ma Weber. Os quais fizeram alguns conceitos como: poder estatus, mobilidade, interação, entre outros.
A sociologia nasce enquanto ciência como uma tentativa de explicar as mudanças sociais, num momento de grandes mudanças sociais, marcado pela Revolução industrial, revolução Francesa e a formação dos Estados nacionais, a chamada Modernidade.
A sociologia da educação é uma ciência produtora de conhecimentos específicos que levam a discussão da democratização e do papel do ensino, promovendo uma reflexão sobre a sociedade e seus problemas relacionados à educação. Seu papel é investigar a escola enquanto instituição social,