ATPS SISTEMAS DE INFORMA O
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
TUTOR PRESENCIAL: GEFERSON TOFFOLO
ANDERSON JOEL PORTES – RA 6579314013
DOUGLAS ALVES DOS SANTOS – RA 6782379057
IVAN GINFORMAI POLETTO – RA 7303547196
PASSO FUNDO/RS Novembro/2014
Relatório 1: Conceitos de Sistemas de Informação
1.1 Conceitos do sistema:
Um Sistema de Informação (SI) é um sistema cujo elemento principal é a informação tendo seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou processos de uma organização.
Geralmente, um SI é composto de um subsistema social e de um subsistema automatizado. O primeiro inclui as pessoas, processos, informações e documentos. O segundo consiste dos meios automatizados (máquinas, computadores, redes de comunicação) que interligam os elementos do subsistema social.
Ao contrário do que muitos pensam as pessoas (juntamente como os processos que executam, informações e documentos que manipulam) também fazem parte do SI, mas sendo algo maior que um software, pois além de incluir o hardware e o software, também inclui os processos (e seus agentes) que são executados fora das máquinas.
Sistemas mais utilizados
Devido à existência de diferentes interesses, especialidades e níveis em uma organização são necessários diversos tipos de sistemas, pois nenhum sistema individual pode atender todas as necessidades de uma empresa. Destacam se 4 tipos principais de sistemas que atendem diversos níveis organizacionais: sistemas do nível operacional, que dão suporte a gerentes operacionais em transações como vendas, contas, depósitos, fluxo de matéria prima etc. Sistemas do nível de conhecimento envolvem as estações de trabalho e automação de escritório a fim de controlar o fluxo de documentos. Sistemas do Nível Gerencial atendem atividades de monitoração, controle, tomadas de decisões e procedimentos administrativos dos gerentes médios e os sistemas de nível estratégico, que