ATPS Saúde e Segurança do Trabalho
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Implementação do Empreendimento
4. Plano de Ação de Prevenção de Acidentes
5. Sugestões de Condições Ambientais de Trabalho
6. Considerações Finais
7. Referências Bibliográficas
INTRODUÇÃO
O acidente não escolhe quem vai ser atingido. Não é uma questão de acaso, em que o fato ocorre sem que possa ser evitado. Toda pessoa imprudente está mais sujeita a se acidentar.
Aplicar as normas de segurança, além de ser uma obrigação, é também a garantia de não acontecer algo pior. Devemos lembrar que segurança não é um item opcional, que pode ser dispensado em nossas vidas.
No Brasil existem normas de segurança do trabalho avançadíssimas, mas que isoladas não bastam para evitar os acidentes, é necessário haver o comprometimento de todos.
Para a prevenção de acidentes de trabalho, é fundamental o atendimento a critérios de segurança e higiene.
Os equipamentos adequados, sem ruídos excessivos, calor, umidade e iluminação suficiente, são condições importantes e favoráveis para que o trabalhador não se desgaste e não adquira doenças profissionais.
Para preservar e proteger seus funcionários, a empresa deve buscar condições seguras e saudáveis no ambiente de trabalho.
Para isto, todo empreendimento precisa estar de acordo com as Normas Regulamentadoras, a qual define o seu grau de risco, conforme o código CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas – da empresa.
DESENVOLVIMENTO
Antes de alugar um imóvel para montar uma Pizzaria, deverá ser observado os seguintes detalhes: - Certificar-se de que o imóvel em questão atende as necessidades operacionais quanto à localização, capacidade de instalação do negócio, características da vizinhança, se é atendido por serviços de água, luz, força, esgoto, telefone, etc.
- Se o local é de fácil acesso, se possui estacionamento para veículos, local para carga e descarga de mercadorias e se conta com serviços de