atps rh
A globalização da economia e a abertura dos mercados levaram as empresas a um aumento de concorrência quase inconseqüente. A procura pelo melhor produto, maior aceitação e menor preço, levaram as empresas a procurarem de forma inevitável o enxugamento de seus custos.
Neste sentido trabalhar com menos pessoas e conseguir a maior produtividade possível acabou se tornando obrigatório em todas as empresas do mundo. Claro que neste contexto seria impossível pensar que a redução de pessoas participando das empresas não sofreria alterações.
Mudanças Econômicas e Políticas a partir de 1980 fizeram com que as estruturas hierárquicas fossem achatadas, o trabalho em equipe passasse a ser defendido e praticado e os cargos fossem cada vez menos em número, porém com mais funções.
Em virtude destas transformações velozes e vorazes, o emprego deixou de ser algo sólido e passou a conviver com a incerteza.
O enxugamento de pessoal nas empresas tem como principais motivos o corte de custos, o enfrentamento de crises, aumento de lucro, aumento de retorno aos acionistas dentre outros.
Assuntos envolvendo o tema demissão são pouco trabalhados no cenário brasileiro e até internacional, quer por ser um tema delicado, quer por faltar pessoas interessadas em discorrer sobre o tema. O emprego ou a perda dele determina o estado psicológico do indivíduo. Muitas pessoas entram em depressão após a perda de seu emprego.
Levando em conta a dimensão do assunto e sua respectiva abrangência, para desenvolver um Projeto palpável e possível no cenário atual, se faz necessário direcionar os esforços. Neste sentido, este trabalho direcionará sua essência à pequena empresa.
Termo de Abertura do Projeto
Projeto: Processo Demissional. A Demissão sem impacto.
Data: 25/03/2013
Patrocinador:
Gerente do Projeto:
Cliente:
Equipe Básica:
Equipe Suporte:
Missão do Projeto: Desenvolver