ATPS REDES DE COMUNICA O
CENTRO UNIVERSITÁRIO
ANHANGUERA DE NITERÓI - UNIAN
WHILDER MOURA - 3206505782
ATIVIDADES SUPERVISIONADAS PRÁTICAS DE REDES DE COMUNICAÇÃO
Atividade prática supervisionada para Disciplina Redes de Comunicação do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Anhanguera de Niterói.
Orientador: Professora Elisabeth
NITERÓI
2015
ETAPA 2
PASSO 1
Redes de Comunicação Industrial tem um papel importantíssimo para as indústrias de um modo geral. As redes são fundamentais para que uma indústria, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, consiga ter interoperabilidade entre todos os seus setores, desde o chão de fábrica até a diretoria da empresa, oferecendo informações precisas, em tempo real e com segurança na integração entre redes corporativas e redes de automação industrial, que serão fundamentais para o gerenciamento e controle do processo produtivo.
As redes de comunicação industrial são de grande importância para as empresas, devido a quantidade de informação que atualmente são utilizadas para as mais diversas aplicações, seja para visualização em algum sistema supervisório ou para sistemas de gerenciamento da produção - Enterprise Production Systems - sendo necessário disponibilizar os dados adquiridos para o sistema em tempo real.
PASSO 2
Para garantir que a rede de comunicação atenda as necessidades da planta industrial, devemos levar em consideração as seguintes variáveis: taxa de transmissão, topologia física da rede, meio físico de transmissão, tecnologia de comunicação e algoritmo de acesso ao barramento (MORAES; CASTRUCCI, 2007).
E também devem ser considerados fatores como a compatibilidade da rede com o ambiente, o custo de instalação do projeto, facilidade de instalação, configuração e expansão do sistema, manutenção, quantidade de dispositivos, disponibilidade de produtos, segurança, etc.
PASSO 3
A Manufatura Integrada por Computador (CIM) consiste da integração de todos os aspectos da manufatura.