ATPS RECURSOS HUMANOS
UNIDERP
Administração de Recursos Humanos
Atividades Práticas Supervisionadas.
Corumbá
2012
Introdução
Gestão de pessoas é um contexto formado por organização e pessoas. Entende-se que, um depende do outro para alcançar seus objetivos. Os objetivos das organizações basicamente são: Sobrevivência, crescimento sustentado, lucratividade, produtividade, qualidade nos produtos e serviços, redução de custos, participação no mercado, novos mercados, novos clientes, competitividade e imagem no mercado. As organizações são constituídas de pessoas e precisam dessas para atingir suas metas.
E para as pessoas, as organizações constituem o meio através do qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais, com um custo mínimo de tempo, de esforço e de conflito. Muitos dos objetivos pessoais jamais poderiam ser alcançados apenas por meio do esforço pessoal isolado. As organizações surgem para aproveitar a sinergia dos esforços de várias pessoas que trabalham em conjunto.
Sem organizações e sem pessoas certamente não haveria a Gestão de Pessoas.
Gestão de pessoas e as mudanças organizacionais
As mudanças econômicas, tecnológicas, sociais, culturais, legais, políticas, demográficas e ecológicas vem trazendo para as organizações resultados que nunca poderíamos imaginar. Fazendo com que haja incertezas nas organizações.
Tendo como base essas mudanças, a área de Recursos Humanos vem sofrendo algumas transformações. Tudo porque, organizações bem sucedidas entendem que devem investir em pessoas para melhor desenvolvimento e produtividade da empresa.
Fica clara a necessidade das pessoas para as organizações, mas também há um interesse pela parte das pessoas. A maioria considera o trabalho importante e de grande impacto para alcançar vários objetivos pessoais, tais como: Melhores salários, benefícios, estabilidade no emprego, segurança no trabalho, qualidade de vida no