atps de Recursos Humanos
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Camila Dias Bacarias - 2121197622
Cristiane Alves Ribeiro - 2127201788
Janaina Aparecida de Morais - 2107176258
Leonardo Clemente dos Santos - 2121208449
Luciana Pereira Alves – 2135000562
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATPS
DO 6° PERÍODO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
PROFESSOR: RUBENS
BELO HORIZONTE
2013
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
INTRODUÇÃO
1 - Etapa
O filme Tempos Modernos é uma crítica à mecanização do trabalho e a desvalorização do indivíduo. No trecho, mostra Carlitos, um operário num processo quase que mecanizado em que se perde um segundo e atrapalha o serviço do segundo individuo responsável pela fixação da peça seguinte.
No trecho é possível também notar a limitação do trabalhador frente às atividades que desenvolviam. Por serem treinados e obrigatoriamente forçados a desenvolver as mesmas funções tornavam - se “profissionais” incompletos e limitados a atuar na mesma função sempre.
Segundo os Teóricos mais críticos, essa “especialização” dos trabalhadores era vantajosa apenas para os donos das fábricas, pois tinham a cada dia, profissionais mais rápidos e consequentemente mais produtivos. Em contrapartida formavam pessoas insatisfeitas e frustradas, sobretudo em suas vidas pessoais.
A fiscalização constante e a aceleração das rotinas de produção eram pontos abordados pela teoria clássica e também estão presentes no filme. Em determinados momentos do filme torna-se possível perceber a forma negativa como toda essa pressão e cobrança excessiva influenciava a vida dos operários.
Eles passavam a viver as rotinas da fábrica involuntariamente no seu cotidiano, tornando-se pessoas que viviam em função do trabalho e não trabalhavam em função da vida. A preocupação capitalista dos donos das fábricas inviabilizava qualquer