NOVO ENEM: FORMAÇÕES IDEOLÓGICAS MATERIALIZADAS NO DISCURSO
4682 palavras
19 páginas
NOVO ENEM: FORMAÇÕES IDEOLÓGICAS MATERIALIZADAS NO DISCURSO1- INTRODUÇÃO
Busca-se neste artigo abordar o posicionamento ideológico do novo ENEM, já que se desenvolve uma pesquisa na área de Análise do Discurso sobre o referido documento. Analisar-se-ão as diversas possibilidades que a linguagem pode construir, regular e controlar o conhecimento, as relações sociais e as instituições, e como as pessoas a utilizam na construção do seu dia a dia.
Abordar-se-á uma análise sucinta da noção de ideologia em Karl Marx, Mikhail Bakhtin e Michel Pêcheux. Esta apreciação será iniciada por meio de uma investigação da Ideologia Alemã, de Karl Marx, em que se entende que tal fator se atém a um conceito abstrato sem qualquer determinação histórica, material ou mesmo social.
A produção das idéias, das representações e da consciência está no princípio, diretamente vinculada à atividade material e o intercâmbio material dos homens, com a linguagem da vida real. As representações, o pensamento, o comércio espiritual, tal como aparece na linguagem da política, das leis, da moral, da religião, da metafísica, etc., de um povo. São os homens... reais e atuantes, tal como ao condicionados por um determinado desenvolvimento de suas forças produtivas e das relações a eles correspondentes, até chegar às suas mais amplas formações. (MARX & ENGELS, 2007, p. 51)
O autor quer explicitar que as ideias, a consciência e as suas representações estão fundamentadas nas relações materiais que se têm, sejam as relações derivadas da linguagem e língua; da vida espiritual, moral, religiosa ou política. Os homens são socialmente influenciados pelas ideologias, assim como são fortemente condicionados pelas forças produtivas e materiais. Enfim, os pensamentos que prevalecem são aqueles que refletem a expressão ideológica das relações materiais dominantes criadas por forças sociais que estão sustentadas na classe dominadora. Reale afirma que Marx quer colocar que – como deixa claro no