ATPS Química
O alumínio, por suas excelentes propriedades físico-químicas entre as quais se destacam o baixo peso especifico, a resistência, a corrosão, a alta condutibilidade térmica e elétrica e a infinita reciclagem apresenta uma ampla variedade de utilização, que o torna o metal não ferroso mais consumido no mundo. Com o objetivo primordial de facilitar o acesso a literaturas especificas sobre o alumínio e, cabe vez mais, tornar disponíveis informações técnicas sobre o metal, a ABAL está lançando a segunda edição do manual Fundamentos do Alumínio e suas aplicações.
Esta nova publicação visa fornecer aos estudantes e profissionais em geral, e aos iniciantes na metalurgia do alumínio, informações sobre as diversas etapas de fabricação deste importante metal – da obtenção do minério até o produto final, com linguagem concisa e clara. A expectativa é que este novo manual se constitua em um instrumento básico de consulta e orientação para os profissionais atuais e futuros, dos vários segmentos da indústria do alumínio.
O alumínio e suas aplicações abordam aspectos relativos à obtenção do alumínio, características do metal, ligas, propriedades mecânicas, têmperas, tratamentos térmicos, processos industriais, principais aplicações, desenvolvimento sustentável, e Normas Brasileiras sobre o alumínio.
2. Etapa 1
Aula tema: matéria, energia, transformações e substâncias.
Essa atividade é importante para reconhecer a importância daindústria química de alumínio, no Brasil, bem como, seus principais produtos e formas de obtenção; compreender a diferença entre substância simples e composta.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
2.1 - Passo 1 – Acessar as informações sobre alumínio: Introdução, obtenção como se faz o alumínio.
A obtenção do alumínio é feita a partir da extração do mineral bauxita ( em forma de rocha, que contêm cerca de 35% a 55% de oxido de alumínio). Terceiro mineral mais presente na crosta