atps quimica
Aula-tema: O modelo de ligações metálicas
Passo 1
Ler o modelo de ligação metálica, capítulo 4 PLT (p.99-104) e responda as questões abaixo:
Descreva 5 características dos metais.
Fusibilidade: chama-se fusibilidade as propriedades dos metais de fundir-se, portanto, de passar do estado solido para o estado líquido a uma temperatura determinada para cada metal, denominamos também como temperatura de fusão. Ao fundir metais são necessário conhecer as temperaturas de fusão destes. O metal fundido encontra-se muito empregado nas soldas dos metais, e também com o metal fundido são moldadas as peças (fundidas), e principalmente para a fabricação de ligas metálicas .
Ductibilidade: é a propriedade do metal de adquirir nova forma, sob a ação de uma carga, sem deformar-se . A ducbilidade dos metais determina-se também com a maquina de ensaios a tração. Esta propriedade manifesta-se sob a ação de uma forca nos corpos de prova de diferentes metais e todo metal tem um certo grau de alongamento, diminuindo a sua secção transversal. Quanto mais facilmente se alonga o corpo de prova e quanto mais a sua secção transversal diminui, mais dúctil será o metal.
Condutibilidade Elétrica e Termica: A condutibilidade elétrica é a propriedade dos metais de conduzir corrente elétrica. A condutibilidade elétrica dos metais geralmente são medidas com a grandeza oposta da resistência elétrica especificada, porque a resistência que exerce a corrente em um condutor de metal dado com grandeza de 1 metro e sua secção de 1 mm² São expressas em unidades chamadas “ ohms”.
A condutibilidade térmica é a condução do calor em um metal. Na condutibilidade térmica os metais se situam na mesma ordem no que se refere a condutibilidade elétrica, porque os melhores condutores da corrente elétrica são ao mesmo tempo os melhores condutores do calor e vice-versa.
Elasticidade: é a propriedade destes de trocar de forma sob a ação de uma carga externa e voltar a sua forma primitiva