atps quimica
Santo André 03, setembro de 2013
INTRODUÇÃO
Iremos analisar as principais características do alumínio, suas principais aplicações e utilizações no dia a dia, as diferenças entre os países com os diferentes percentuais de reciclagem e sua produção que esta diretamente relacionada com sua capacidade energética. Seus métodos de reciclagem, métodos de extração desde sua matéria prima ate a matéria final.
ETAPA 1 E 2
Introdução ao alumínio
O alumínio trata-se do terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre porém é também o metal mais jovem utilizado em escala industrial. O alumínio já utilizado a milênios atrás porém só começou a ser produzido comercialmente a cerca de 150 anos. Sua produção atual supera todas as outras metais não ferrosos, de forma que esses dados mostram a importância do alumínio para a nossa sociedade.
Antes de ser descoberto, o alumínio acompanhou o desenvolvimento das civilizações, sua cronologia mostra que mesmo em civilizações mais antigas o metal dava um tom de modernidade e sofisticação aos mais diferentes artefatos.O minério predominante de alumínio é a bauxita, que é constituída essencialmente de um oxido hidratado Al2 O3 H20.
Principais características físico-químicas do alumínio
Aproximadamente 7% da crosta terrestre é formada por alumínio fazendo deste elemento químico o terceiro mais abundante na terra,após o oxigênio e o silício. A bauxita é uma rocha encontrada geralmente próxima a linha do equador,contém 15-25% de alumínio e hoje em dia é o único minério usado para fins comerciais de extração de alumínio.
Como o alumínio é encontrado na natureza e quais suas principais características com a produção de produtos para o dia a dia.
O alumínio é extraído da pedra bauxita que se encontra principalmente nos trópicos, depositadas em camadas horizontais normalmente a poucos metros da superfície do solo. As camadas