Atps quimica
produção de objetos para o dia a dia?
O alumínio é um dos materiais mais importantes que obtemos hoje em dia. Utilizamos o alumínio em diversas formas uma delas por exemplo, é a latinha de refrigerante que hoje em dia é visto com muita frequência.
Temos outros meios de utilização para o alumínio,um exemplo é utilizarmos também para fazermos as tradicionais panelas,blocos e peças internas de motores e muitos outros exemplos de utilidades.
O alumínio é um material muito usado, por ele ser um material forte,leve e duradouro por ser mais resistente a corrosões.
Para produzir o alumínio fica caro, mais com o passar do tempo isso se tornara mais econômico do que se imagina, pelo fato dele ter mais durabilidade da matéria e ser um meio fácil de reciclagem.
O alumínio tão utilizado hoje não ocorre em um estado natural,a fonte mais disponível de alumínio é a bauxita que pode ser localizada abaixo de cinco metros da superfície em áreas abertas contendo grandes quantidades de terra para escavação. A bauxita tem moléculas de oxigênio que esta ligada ao alumínio, essas ligações tem que ser quebradas por eletrolises par produzir o puro alumínio.
O processo é a moição da bauxita depois passa pouma transformação química chamada de BAYER par extrair a lumina, em seguida ela é queimada para eliminar toda a sua umidade.
Já na usina ela é distribuídas em caldeirões que passa uma forte corrente de energia para produzir a eletrolise. A corrente elétrica quebra as ligações moleculares o alumínio mais pesado fica no fundo do caldeirão enquanto o oxigênio ligado ao flúor é liberado como gás que é retirado e tratado. O alumínio que esta no fundo fica em estado liquido e é levado para fundição,colocado em formas passa por resfriamento das peças de alumínio é acelerado por jatos de água.
A cada 4 a 5 toneladas de bauxita é produzido 2 toneladas de alumina que por sua vez produz