ATPS psicopatologia ETAPA 3 e 4
Profª: Michele Cristello
Psicologia
5º semestre
- ATPS ETAPA 3 E 4 -
Nomes: Juliene Rizzo – RA: 2504043262 Mayara Fialho– RA: 2504044834 Monica Bandeira – RA: 1191417650
Rio Grande, 08 de junho de 2015.
Introdução:
Nosso grupo ao se deparar com o estudo de caso do João, proposto pela ATPS, percebeu uma grande necessidade em ter uma anamnese juntamente com a entrevista inical.
Tendo em vista a grande importancia da gestação e da primeira infância da criança para a psicanálise ( que são informações as quais a tia não informou), conseguiriamos fazer um estudo de caso bem mais aprofundado nesta área com esta ferramenta.
Demos continuidade ao trabalho com as informações consedidas pela tia de João, com base no que se "deduz" do caso, com base em Melanie Klein, Bion e o material visto em aula.
ETAPA 3
No caso nos dado, o grupo concluiu que João de 9 anos, apresenta grave problemas comportamentais devido a situações e condições que vivenciou desde seu nascimento e durante sua infância que foi gerando cada vez mais distúrbios em seu processo cognitivo.
Segundo Winicott todo ser humano tem um potencial para o desenvolvimento. Entretanto, para tornar esse potencial como algo real, o ambiente se faz necessário. Inicialmente, esse ambiente é a mãe – ou alguém que exerça a função materna com apoio do pai. No caso do João podemos perceber que não houve um ambiente facilitador, era um lar com problemas entre os pais e que a mãe até se esforçava para suprir as carências e necessidades dos filhos, mas não conseguia desenvolver o papel de mãe suficientemente boa. O que segundo Winicott não se trata de uma mãe perfeita, e sim uma mãe que fica disponível para que o bebê possa projetar suas frustrações e receber de volta como algo tolerável, para se chegar ao desenvolvimento completo, a criança passa por fases de dependência rumo à independência até