ATPS Psicologia Do Desenvolvimento
Unidade de São José dos Campos - SP
Curso: Psicologia
Disciplina: ATPS Psicologia do Desenvolvimento
Criança e Adolescente
Grupo: D – Desenvolvimento Físico Na Segunda Infância
SUMÁRIO
1. DESENVOLVIMENTO FÍSICO: SEGUNDA INFÂNCIA – 3 A 6 ANOS 3
2. HABILIDADES MOTORAS 3
3. GRÁFICO HABILIDADES MOTORA 5
4. FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL (3 A 6 ANOS) 6
5. COORDENAÇÃO MOTORA 7
6. ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA – 3 A 6 ANOS 8
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1. DESENVOLVIMENTO FÍSICO: SEGUNDA INFÂNCIA – 3 A 6 ANOS
No processo do crescimento da criança na segunda infância elas se tornam mais finas e compridas, elas tendem ter mais problemas de sonos devido não haver tanta necessidade de dormirem como na primeira infância, desta forma impactando e gerando dificuldades de adaptação. Inicia aperfeiçoamentos para suas capacidades de correr, saltar e arremessar coisas, melhora suas capacidades de amarrar cadarços, desenhar em papeis e não em paredes, se servir em tigelas para se alimentar, nesse período inicia a demonstração da preferência da mão direita ou esquerda.
Aos 3 anos o corpo da criança inicia as modificações da aparência, os braços e pernas se esticam, a barriga se comprime, desenvolvendo músculos abdominais, a cabeça é um pouco grande, mas o restante do corpo continuam aumentando, iniciando um processo de semelhança proporcional com o corpo adulto.
Os meninos possuem mais músculos por quilo de peso corporal e tendem a crescer mais que as meninas já as meninas tem mais tecidos gordurosos. Nessa idade as crianças tendem a crescer 5 a 13 cm e adquirem 1,8 a 2,7 kg por ano. A criança se torna mais forte fisicamente, pois o desenvolvimento muscular e esquelético continua, a cartilagem transformam em ossos em processo mais rápido, tonando-se mais duros, firmando o corpo da criança e protegendo mais os órgãos internos.
Todas essas mudanças ocorrem também no cérebro e sistema