ATPS PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Segundo aprendizagem escolar e reflexões em torno do conceito de aprendizagem significativa, a aprendizagem vem se formando ao longo do século sendo baseada nas teorias de alguns psicólogos que fizeram suas histórias em prol da educação e melhor comportamento humano, através desse embasamento, temos melhor preparação para o mundo atual, promovendo o desenvolvimento pessoal, propondo atividades para maior ou menor potencialidade do ser humano, utilizando-se de técnicas de avaliação.
Essas referências ao longo dos anos deixaram suas raízes, isto é, nos dias atuais utilizamos as raízes que compartilham o principio da auto estruturação, onde o aluno é responsável pelo seu próprio processo de aprendizagem, um dos exemplos mais recentes, nos anos 60 é o de Buner, defendia que o aluno tem que adquirir o conhecimento com seus próprios meios “Mediante ao uso da sua própria mente”.
Até mesmo Piaget (1974) dizia que “O principio fundamental dos métodos ativos são: Compreender e inventar ou reconstruir por reinvenção”.
Do ponto de vista pedagógico, tudo isso leva o aluno a confrontar situações (novidades complexas, ambiguidades, incongruências). A educação propriamente dita foi adaptada às necessidades de cada indivíduo.
A Psicologia para a pedagogia é de grande importância sendo que no ensino-aprendizagem é um fenômeno verdadeiramente complexo que o ser humano se encontra imerso, onde vários autores tentam deixar mais claro possível que a aprendizagem muitas vezes depende do próprio esforço do aluno.
A psicologia é solicitada a intervir na solução de problemas bastante variados. Mesmo que esteja sempre encontrando resistências e oposições, a mesma tem contribuído e muito para a educação.
Destacando a importância para a pedagogia, a psicologia faz com que o ser humano procure entender, transformando e questionando a sociedade, pois a psicologia é entendida como a ciência do comportamento, O papel do psicólogo e sua área de