ATPS PRONTA
Planejamento Tributário das Cooperativas de Crédito de Crédito
Contabilidade Tributária
Alexandre VedanaMallmann, RA: 4200060106.
Douglas VedanaMallmann, RA: 3724681146.
Josmar Luiz Simioni, RA: 1299893472.
Ronaldo Falcão Maia, RA:4211809502.
Jonas Andrade de Andrade, RA: 3770757132.
Marina Carassa Tonel, RA: 4200077002.
Contabilidade Tributária e suas Distribuições.
Passo Fundo, 06 de Outubro de 2014.
Introdução
Neste Trabalho estudaremos a introdução da Contabilidade Tributária e desde seu surgimento, as reformas tributárias realizadas durante as últimas décadas.
Estudaremos sobre a lógica dos Tributos e onde se aplicam e sobre os impostos, taxas e Contribuições, onde se adotam e quais são seus significados e Siglas.
Introdução a Contabilidade Tributária
A tributação brasileira herdou praticamente toda a estrutura tributária da década de trinta. Sendo a economia agrícola e extremamente aberta, a principal fonte de receitas públicas durante o império foi o comércio exterior.
A partir da década de cinquenta, o governo brasileiro comandou um esforço de desenvolvimento industrial, criando o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), em mil novecentos e cinquenta e dois, e buscando atrair capital estrangeiro para o país. Em mil novecentos e cinquenta e nove, com a criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste tem início o apoio sistemático ao desenvolvimento regional.
Nessa época, o sistema tributário mostrava insuficiência até mesmo para manter a carga tributária que vinha conseguindo gerar na década de 50. Como as despesas continuaram a crescer aceleradamente, o déficit do tesouro ultrapassou, em mil novecentos e noventa e dois e mil novecentos e sessenta e três, a marca dos 4% do
PIB.
No final de mil novecentos e sessenta e três, foi criada a Comissão de Reforma do Ministério da Fazenda com a tarefa de reorganizar e modernizar a administração fiscal Federal. Previa-se que os