Atps Processos Administrativos
POLO PADRÃO
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
3º Semestre
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
ALUNOS: Fernando Pinheiro R.A 386775 Keila Pires de Lemos R.A 374177
Márcia Regina B A da Silva R.A 374183
Vera Lúcia Nóbrega dos Santos R.A: 364916
CAMPO GRANDE MS, 20 DE JUNHO DE 2013.
Profa. Msc. Mônica Satoloni
Tutor EAD: José Henrique Ajala
Definição Planejamento
Planejamento é o processo administrativo que determina antecipadamente o que um grupo de pessoas deve fazer e quais as metas que devem ser atingidas. O planejamento administrativo significa decidir adiantado o que deve ser feito para alcançar determinados objetivos ou metas. (IDALBERTO CHIAVENATO)
Segundo o autor, o planejamento divide-se em 3 grupos: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional.
Planejamento Estratégico:
É um planejamento que é desenvolvido nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é no nível institucional. Projetado em longo prazo e está voltado para as relações da empresa e seu ambiente, estando sujeito a incertezas devido aos efeitos ambientais. Envolve a empresa como um todo, criando um efeito de sinergia que contribui para o desenvolvimento de todas as capacidades e potencialidades da organização, num processo contínuo na busca de excelência. Ressalta-se que o Planejamento Estratégico não deve ser um processo de ações isoladas, mas articulado aos planos táticos e operacionais.
Planejamento Tático:
É a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados, e visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa e seus departamentos e divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. É elaborado pelos gerentes ou executivos no tocante ao programa de atividades do seu órgão, tendo por base o planejamento estratégico da empresa e o objetivo de contribuir para que se tenha