ATPS PPCP
CONCEITO DE ERP
ERP (Enterprise Resourse Planning): São sistemas ou software integrados de gestão empresarial, que faz a integração de todos os dados e os processos da organização em uma única plataforma. Um software ERP é concebido com função de integrar de forma sistemática os departamentos de uma empresa, agilizando os fluxos de informações gerenciais para a organização a fim de agilizar seus processos decisórios.
Sua integração pode ser vista tanto do ângulo da funcionalidade, como da perspectiva sistêmica dos departamentos (finanças, compras, contabilidade, recursos humanos, chão de fábrica, vendas, compras e marketing.).
O grande objetivo da implantação do ERP em uma corporação é automatização de processos manuais, controle e otimização dos processos, além de disponibilizar informações rápidas e seguras e do armazenamento de informações da empresa, para que as mesmas possam ser utilizadas a qualquer momento.
Principais Elementos do ERP são os módulos que o compõe, esses módulos vão desde funções básicas, especificas (verticais) até as customizadas. O ERP deve também possuir módulos aplicativos para gestão financeira e gestão de recursos humanos, todo software está integrado a uma base de dados relacional, sua implantação engloba todos os processos da organização e investimento em hardware.
Seus elementos são de grande extrema importância para a gestão e a corporação, do auxilia na tomada de decisão, tais como; fabricação de novos produtos, seu desenvolvimento, compras, manutenção de inventario, além da integração os fornecedores e clientes.
O processo funcional de um ERP tem como base um banco de dados multifuncional, operando com tabelas relacionais, onde todas se auto relaciona integrando informações em ambiente computacional. O ERP é desenvolvido com tecnologia cliente/servidor, isto é; um computador central (servidor), onde o banco de dados é instalador em rede e os demais computadores