Atps política de negócios e empreendedorismo
Aula- tema: Introdução ao Empreendedorismo e o Processo Empreendedor.
O grupo pode compreender que as principais diferenças entre o administrador e o empreendedor, é que o administrador pela abordagem clássica ou processual, com foco na impessoalidade na organização e na hierarquia, propõe que o trabalho do administrador ou a arte de administrar concentre-se nos atos de planejar, organizar, dirigir e controlar.
O principal divulgador desse princípio foi Henry Fayol, no início do século XX, e vários autores reformularam ou complementaram seus conceitos com o passar dos anos. O administrador assume papéis em grupos sociais para efetivar as quatro ações processuais da abordagem clássica dos processos. Já o empreendedor de sucesso possui características extras, além dos atributos do administrador, e alguns atributos pessoais que, somados as características sociológicas e ambientais, permitem o nascimento de uma nova empresa.
O empreendedor é um administrador, mas com diferenças consideráveis em relação aos gerentes ou executivos de organizações tradicionais, pois os empreendedores são mais visionários que os gerentes.
Quando a organização cresce, os empreendedores geralmente têm dificuldades de tomar as decisões do dia-a-dia dos negócios, pois se preocupam mais com os aspectos estratégicos, com os quais se sentem mais à vontade.
As principais características do empreendedor de sucesso são: serem visionários, sabem tomar decisão, são indivíduos que fazem a diferença, sabem explorar ao máximo as oportunidades, determinados e dinâmicos, dedicados, otimistas e apaixonados pelo que fazem, independentes e constroem o próprio destino, ficam ricos mesmo não sendo este o principal objetivo, são líderes e formador de equipe, bem relacionados (Networking) organizados, planejam, possuem conhecimento, assumem riscos calculados e criam valor para a sociedade.
Os empreendedores vão além dos processos e idéias que os administradores têm, eles promovem a