ATPS PLANEJAMENTO E GEST O EM SERVI O SOCIAL
CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO
Planejamento e Gestão em Serviço Social
Cássia Ferraz
RA 428428
Edmar Freitas do Nascimento
RA 437557
Ivone Cardoso de Moura
RA 438404
Jucileide Moreira dos Santos
RA 419190
Miguela dos Santos
RA 428216
Yara da Silva Coutinho
RA 432450
Professora: Mestre Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes Campo Grande – MS
Abril/2015
Porque o planejamento Educacional?
O planejamento educacional, destacado pelo autor trata da escola, mas aborda a escola e os demais setores da ação social, ou seja, a política, o sindicalismo dentre outras áreas .São diversos os pensamento que surgem, e estes representam correntes filosóficas, cientificas, ideológicas ou simplesmente o senso comum. Analisando alguns destes pensamentos sempre com a intenção de fundamentar a necessidade de planejamento.
A primeira interpretação, completamente ingênua: a de que a escola quando bem conduzida, é responsável pelo bom andamento social.
A segunda interpretação da relação escola-sociedade é feita a partir de um ponto de vista, de um critério que é o desenvolvimento.
A terceira que diz que a escola é simplesmente uma função da sociedade, ou seja, as escolas serão reflexos da sociedade naquele momento.
É preciso ressaltar ainda que, embora a apresentação acima seja crítica, cada uma das interpretações contém verdade; o que as faz muito frágeis é o fato de que o ponto de vista de que partem é muito restrito, o que as torna tão parciais que já pouco explicam momento. o
Por que o planejamento é importante na prática profissional do assistente Social?
O planejamento é um importante aliado ao exercício do trabalho profissional, pois permite antecipar possíveis e certas mudanças do ambiente externo em que a sociedade está inserida continuamente. O planejamento deve ser tratado como um processo primordial ao trabalho profissional, pois é um método aplicado para a intervenção profissional, ou seja, o profissional deve investigar e analisar a realidade