ATPS Pesquisa Esbo O
O que pesquisa tem a ver com Serviço Social?
Uma pesquisa é um processo de construção de um conhecimento ou de um saber com dois objetivos:
- Gerar novos conhecimentos
- Confirmar ou desconstruir um conceito já existente.
Podemos ainda definir pesquisa como sendo o processo estruturado em função de um problema. Este, por sua vez, passa a ser o fator – chave da pesquisa e deve ser delimitado nos quesitos tempo e espaço.
Em todas as profissões a pesquisa é um elemento fundamental e não é diferente no caso do assistente social. É através da pesquisa que novas decisões são tomadas em prol de uma comunidade, visando melhorias da condição de vida daquela população. Para tanto o espírito investigativo do pesquisador deve estar presente, ele deve ter – na sua essência – a curiosidade, a vontade de ir além, de saber mais.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/24940/a-importancia-da-pesquisa-noservico-social#ixzz3lJ6C6jhC A UTILIDADE DA PESQUISA PARA O SERVIÇO SOCIAL Potyara A. P. Pereira1 RESUMO Este artigo trata da utilidade da pesquisa para o Serviço Social e da importância de torná-la uma atividade integral e intrínseca à profissão. Critica a persistência da dicotomia entre teoria e prática nos meios profissionais e a tradicional redução do Serviço Social a um conjunto de técnicas. Ao mesmo tempo em que aponta dificuldades de aplicação da pesquisa no dia-a-dia do assistente social, reconhece a existência de avanços investigativos na profissão e exorta os profissionais a encararem a pesquisa como uma necessidade científica e não um luxo intelectual. PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa; Serviço Social; Ciência. INTRODUÇÃO No Serviço Social existem questões que apesar de antigas e recorrentemente discutidas, ainda estão na ordem do dia exigindo reflexões. Uma delas é a questão da utilidade da pesquisa para a profissão e a possibilidade de torná-la