TPC Fundamentos De Comunica O
Introdução 2
Amostragem 3
Sistemas de Modulação de Pulsos 3
Características 3
Modulaçao por Posiçao de Pulsos (PPM) 4
Análise espectral 5
Relação Sinal Ruído 7
Modulador PPM 8
Demodulador PPM 8
Introdução
A modulação da posição de pulsos ou pulse position modulation consiste em posicionar um pulso retangular de amplitude e duração fixas dentro do intervalo de amostragem, de forma que a posição relativa seja proporcional ao sinal analógico.
A pode ser feita de duas maneiras: analógica ou digital.
Na forma analógica, os valores das amostras do sinal são transferidos para as amplitudes, durações ou posições de pulsos de formato fixo conhecido. E na forma digital, os valores das amostras são convertidos para números binários que por sua vez são codificados em sequências de pulsos que representam cada um dos valores binários.
A modulação digital tem preferência sobre a analógica devido a um fator fundamental:
A informação transmitida na forma digital pode ser regenerada, replicada e retransmitida, mantendo-se livre de distorções.
Uma desvantagem da modulação digital é que o sinal modulado ocupa maior largura de faixa que seu correspondente modulado analogicamente.
A técnica de modulação de posição de pulso consiste na variação da posição de pulso da portadora, na proporção do sinal, mantendo constante a amplitude e a largura dos pulsos, de notar que o intervalo entre os pulsos pode não ser constante.
Amostragem
Consiste em substituir o sinal analógico por uma sucessão de amostras de curta duração em intervalos regulares. Essa sucessão de amostras contém as informações necessárias para posterior recuperação do sinal original.
A figura 9.6 ilustra um exemplo de amostragem.
Sistemas de Modulação de Pulsos
A partir da modulação analógica de pulsos deve ter em conta os seguintes aspetos:
As ondas moduladas por pulsos possuem a componente DC e um conteúdo de baixa frequência apreciável (fs=1 Ts).
É necessário prevenir-se da