Atps passo 1 teoria da contabilidade
A contabilidade e um sistema de avaliação que tem por finalidade prover demonstrações e analises contábeis sobre a situação da entidade de natureza econômica, financeira, física e de produtividade ao requerente ou usuários.
A contabilidade não se justifica por si mesma, pois e limitada quanto ao numero de informações, porem e uma grande ferramenta para tomada de decisões, processos decisórios e avaliações de tendências futuras.
A Informação estruturada tendo em vista parâmetros próprios de maneira estruturada dentro do processo contábil livre de informações dispersas estudadas minuciosamente cada informação, assim desenhado o Plano e Manual de Contas , para avaliação rotineira da situação contábil da empresa.
Os usuários e suas necessidades de informação são, investidores, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e auto credores comerciais, clientes, governo e suas agencias e o publico. Os secundários são os administradores da entidade e o FISCO.
Informações de natureza econômica – Considerado no que diz respeito a parte econômica da entidade como por exemplo receitas e despesas, capital e patrimônio.
Informações de natureza financeira – Sendo por exemplo fluxo de caixa e capital de giro, no sentido de avaliado por moeda.
Informações de natureza física - Constitui no desdobramento ou evolução da empresa como quantidades geradas de produtos e serviços, números de clientes, etc. Que mostrem a evolução do empreendimento.
Informações de natureza de produtividade - Mistura de conceitos financeiros e quantitativos como receita bruta per capita, depósitos por clientes , etc.
Deve-se atenção para os seguintes pontos para a avaliação contábil:
• Evidencia e divulgação de absolutamente todas as informações que contribuem para a avaliação da situação patrimonial contábil. Assim se caso alguma informação não estiver explicita, deve ser divulgada em nota explicativa e ou em quadro complementar.
• A contabilidade e aspectos jurídicos devem