ATPS Parte 1
ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE I
CAMPINAS
MAIO de 2015 GRUPO 12
Luma Martins da Cruz RA 4246854682
Thelma Gonçalves da Silva RA 6817456897
Trabalho apresentado a Faculdade Anhanguera, Campus 03, ao Curso de Enfermagem, para a obtenção parcial de pontos na disciplina de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente I.
Prof. Erica
CAMPINAS
MAIO de 2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÂO 04
2 SÍNDROME DO BEBÊ SACUDIDO 05
2.1 QUADRO CLÍNICO 05
3 SÍNDROME DE MÛNCHAUSEN 07
REFERENCIAS 07
1. INTRODUÇÃO
As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no grupo de doenças e agravos não transmissiveis (DANT) , e são denominadas DOENÇAS CARDIOVASCULARES: hipertensão arterial, doenças coronarianas, doença cérebro-vasculares, doenças vasculares periféricas, doenças reumáticas cardíacas, doenças cardíacas congênitas e cardiomiopatias.
Essas doenças estão relacionadas com o tabagismo, sedentarismo, uso excessivo de álcool e dieta rica em gordura.
Com o decorrer dos anos o numero de óbitos dessas doenças no Brasil vem caindo mais ainda há uma grande mortalidade por doenças cardiovasculares.
2. SÍNDROME DO BEBÊ SACUDIDO
A síndrome do bebê sacudido caracteriza-se por lesões do sistema nervoso central e hemorragias oculares provocadas por chacoalhamento de crianças pequenas. O ato de chacoalhar não precisa ser prolongado. Pode ser bastante breve e ocorrer apenas uma vez, ou ocorrer repetidas vezes por dias, semanas ou meses.
• Idade - A vítima típica costuma ter menos de um ano e, usualmente, menos de seis meses de idade • Sexo da vítima - Em geral, a criança agredida é do sexo masculino e cuidada por apenas uma pessoa no período da agressão • Sexo do agressor - 90% são homens. O pai biológico é o mais comum. Quando o agressor é do sexo feminino, é mais