trabalho individual 3 semestre 2015
De acordo com os estudos analisados, existem várias definições para gramática, devido este termo ser bem relativo. Constitui um conjunto de regras da linguagem que serve para que o falante consiga expressar e saber entender frases dependendo do seu uso. Existem três tipos de gramáticas: Gramática Normativa; Internalizada e a Descritiva, as quais serão explicadas no decorrer do texto.
A partir das definições observaremos como as escolas estão trabalhando a gramática em sala de aula de acordo com as variações que existem e com o preconceito linguístico existente entre professores e alunos na escola. Sendo que observando os planos de ensino das escolas percebe-se a presença constante do ensino gramatical em sala de aula.
PORQUE ENSINAR GRAMÁTICA NAS ESCOLAS
No início do ano letivo os professores recebem o plano de ensino onde constam todos os conteúdos que deverão ser trabalhados durante as aulas. Plano este que contém, além de muita interpretação de texto, a gramática, que não é descartada de maneira alguma, já que ajuda o aluno a compreender e consequentemente escrever corretamente. Depende da maneira de cada professor aplicar aos seus educandos, pois há diversas opções de ensino ao alunos incluindo a gramática aos textos.
Existem três tipos de gramática – a normativa que estuda as regras que devem ser seguidas; a internalizada que é o conjunto de regras que o falante domina; e a descritiva que é o conjunto das regras que são de fato seguidas.
O estudo da gramática em sala de aula é muito importante, não tem como deixa-la de lado na aprendizagem, pois ela permite o aluno aprender as regras que existem e porque devem ser seguidas, até mesmo informalmente, pois auxiliará no seu desenvolvimento oral.
O ensino nos primeiros anos escolares, onde a criança é capaz de aprender o que ainda não compreende, é fundamental para assimilar o que vai ser a sua base de conhecimento para os demais