atps paradgmas
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia-CCET
Departamento de Informática – DEINF
Webpage: http://www.deinf.ufma.br
Disciplina: Introdução à Informática
Prof. Carlos Gonçalves
Sala 214, Bloco 06, CCET - email: cav@ufma.br
Webpages: http://www.deinf.ufma.br/~cav, ou http://cavg.br.tripod.com
Assunto: Linguagem FORTRAN 77 e 90
A Linguagem de Programação FORTRAN
Histórico
Foi criada em 1954 pela IBM e seu primeiro compilador foi implementado em 1957, para um computador de 1ª geração, o IBM 704 da própria IBM. Com o advento da 2ª geração de computadores (1958), como o IBM 1401, a linguagem sofre nova evolução, surgindo o FORTRAN II. Com o lançamento da 3ª geração em 1964, como IBM/360 e o IBM 1130, surgiu uma outra evolução da linguagem, cuja nova versão ficou conhecida como FORTRAN IV.
O FORTRAN é verdadeiramente a primeira linguagem de programação de alto-nível concebida. Até então, a programação de computadores envolvia o uso de linguagens de baixo-nível, como a linguagem ASSEMBLY, ou mesmo o uso da linguagem de máquina. O FORTRAN possui uma sintaxe rígida e formato algébrico para simplificar seu uso com as fórmulas matemáticas. Devido ao fato do usuário da época ser potencialmente ligado a área científica no momento de sua gênese, esta linguagem foi destinada a aplicações também científicas, envolvendo extensas computações.
A primeira padronização do FORTRAN foi feita pela ASA—American Standard Association—em 1966. O segundo padrão americano surgiu em 1978, numa única norma (X3.9-1978) da ANSI—American National Standards Institute—sucessora da ASA, que fora transformada na United States of America Standards Institute, em 1966. Embora a norma seja de 1978, mas por analogia com o FORTRAN 66 (dois dígitos repetidos), este padrão é conhecido por FORTRAN 77 ou ainda FORTRAN ANSI 77.
Ao longo do tempo a linguagem teve muitas implementações, tanto para empresas como para universidades, algumas das