ATPS NO ES DAS ATIVIDADES ATUARIAIS PRONTA
ETAPA 1:
1°. Como surgiu o Seguro no Brasil?
O seguro no Brasil com a vinda da Família Real em 1808, com a abertura dos portos ao comercio internacional, e o inicio da navegação intensiva com todos os países, sendo a primeira empresa de seguro no Brasil, a companhia de Seguro Boa-Fé, cujas normas se regulavam pela Casa de Seguro de Lisboa e, também na Bahia, centro da navegação marítima da época.
Ate em 1822, ano da Independência só se desenvolveu aqui o seguro marítimo. Sendo que em 1855 foi promulgado o Código Comercial, que regulamentou as operações de seguro marítimo, proibindo o seguro a vida de pessoas livres. Com o progresso decorrente, fundaram-se novas empresas, que então passaram a se dedicar a outros ramos de seguro, como de incêndio e o de mortalidade de escravos, seguro de destaque da época, dada a importância da mão de obra negra para a atividade econômica. Neste mesmo ano, foi fundada a companhia de Seguros tranquilidade no Rio de Janeiro, a primeira a comercializar no Brasil seguro de vida.
Poucos anos depois, estabeleceram-se no Brasil diversas empresas estrangeiras, que trouxeram para o país a sua experiência especifica. Com a Proclamação da Republica, a atividade seguradora, em todas as suas modalidades foi regulamentada. Promulgado em 1916, o Código Civil regulou, como fizera o Código Comercial em relação aos seguros marítimos, todos os demais seguros inclusive o de vida. Em 1935, foi fundada aquela que vira a ser a maior companhia seguradora da America Latina, a Atlântica Companhia Nacional de Seguros, hoje Bradesco Seguros.
Em 1939, foi criado o instituto de Resseguro do Brasil (IRB), com a atribuição de exercer o monopólio de resseguro no país. Já em 1996, com edição do Decreto Lei n° 73, é instituído o sistema Nacional de Seguros Privados com a criação da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão oficial fiscalizador das operações de seguro.
2°. Quais os elementos e definição de Seguro?