Atps Michel p.e 2
A.T.P.S – Etapas 1 e 2
Programação Estruturada 2
Maikon Furlanetto de Oliveira RA: 66583298128
Guilherme Henrique de Oliveira Natal RA: 6248214773
Rodney Inácio dos Santos RA: 6238201208
Wenderson Rafael Cabral Pinto RA: 7036531201
Luis Henrique Ferraz RA: 6277283034
Prof. Michel Fontana
26/03/2014
Capítulo 1
Funções – Passagem de Parâmetro por Valor e Referência
Resumo
A linguagem de programação C permite que os parâmetros sejam passados para as funções de duas maneiras, por valor e por referência. Na passagem por valor, como o próprio nome diz, uma expressão pode ser utilizada na chamada. O valor da expressão é calculada, e o valor resultante é passado para a execução da função. Na passagem por referência, o endereço de uma variável deve ser passado na chamada da função. Dessa forma, a função pode modificar a variável diretamente, o que em geral não é recomendável, mas há situações onde esse recurso é necessário, por exemplo, para a criação de funções que devolvem mais de um valor.
Descrição
Até o momento, vimos apenas uma forma de passagem de parâmetros, conhecida como passagem por valor. Essa forma permite que as variáveis de uma função sejam protegidas, ou seja, apenas a função onde as variáveis foram declaradas pode modificar seu conteúdo. Permitir que uma função modifique o conteúdo de outra pode ser muito perigoso, mas há situações onde isso é necessário. Vamos primeiro lembrar como funciona a passagem por valor e depois introduzir o conceito de passagem por refência.
Passagem por Valor
É a forma mais comum utilizada para passagem de parâmetros. Por exemplo, considere a família de funções trigonométricas, como seno, cosseno, etc. A função seno, por exemplo, recebe o valor de um ângulo (um número real) e devolve o seno desse ângulo. Se tivermos as funções seno e