ATPS Metodologia em Lingua Portuguesa 5
Unidade: FAC
Disciplina: Fundamentos e Metodologia em Língua Portuguesa
Tutor(a):
Lívia Cristina
RA
Terezinha Breve
RA:
2015
1. Introdução JUSTIFICATIVA O estudo da língua portuguesa é de grande importância, pois ter o domínio sobre a língua oral e escrita é fundamental na vida social de qualquer indivíduo, e por meio dela que o homem tem acesso a várias informações e opina sobre as mesmas. Portanto, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de formar cidadãos reflexivos conscientes para construir um conhecimento sobre a linguagem e não apenas para diferenciar signos linguísticos, mas compreender os saberes podendo assim interagir dentro da sociedade em que viva nos fenômenos culturais e sociais. Desenvolver as habilidades de uso da língua escrita em situações discursivas, criando oportunidade para que os alunos reflitam sobre os textos que leem, escrevem, falam ou ouvem, instituindo, de forma contextualizada, a gramática da língua, as características de cada gênero e tipo de texto e efeito das condições de produções do discurso na construção do texto e de seu sentido.
Objetivo Geral: Criar meios para que o estudo da linguagem constitua-se como reflexão da expressão oral e escrita.
COMPETÊNCIAS:
Ser capaz de compreender e utilizar-se de diversos gêneros textuais presentes em situações de interação social, respeitando as diferentes manifestações da linguagem.
Ser capaz de compreender e interpretar textos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.
Ser capaz de compreender as regularidades, os procedimentos e os recursos do sistema lingüísticos utilizados na prática de escrita e produção de textos orais e escritos, ampliando sua capacidade discursiva no uso público da linguagem.
EIXOS E HABILIDADES
PRÁTICA DE ESCUTA DE TEXTOS ORAIS
Participar com adequação de situações de comunicação direta ou medidas (telefone,