lingua portuguesa
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DE CAMPO VERDE/MT
5° SEMESTRE DE PEDAGOGIA
ACADÊMICAS
Rosineide Domingos de Alencar RA: 350198
Sidnéia Soares de Lima RA: 386230
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE LINGUA PORTUGUESA
Relatório apresentado a Disciplina de Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa. Sobre a orientação da Professora
Tutora a Distância Rosimeire Farias e Professora Tutora Presencial Karoline Lescano como requisito básico para a apresentação da ATPS do curso de Licenciatura em Pedagogia do 5º semestre.
CAMPO VERDE - MT
Abril/2014
Março/2014
O presente trabalho relata o processo de diferenciação da fala e da escrita em sala de aula é um dos principais problemas enfrentados pelos professores de Língua Portuguesa, visto que a fala, durante muito tempo, não foi considerada objeto de estudo, e a escrita, considerada a única forma de linguagem.
Com esse sentido, sabemos que não existe uma grande preocupação da escola com relação à fala por parte dos alunos, diferentemente da escrita, que simboliza educação, cultura e saber.
O objetivo deste trabalho, portanto, é de analisar e esclarecer quais as relações e diferenças entre língua falada e escrita, bem como suas características específicas e da inclusão das duas modalidades da língua no contexto escolar.
Por isso, faz-se necessário apresentar estratégias que visam orientar a diferenciação da fala e da escrita nas práticas escolares.
Linguagem verbal: - Espontânea; - Abrange a comunicação; - Acompanhada por tons de voz, mimicas e fisionomias.Linguagem escrita: - Disciplinado e rígido; - Não conta com fatores externos: mimicas, gestos